Escrito por: Alex Torrealba
Como a campanha #ForçaJoão arrecadou R$ 200 mil em uma semana
Conheça uma das campanhas de maior sucesso do Vakinha, em 2018. A vaquinha online foi criada para ajudar a família do João e conseguiu atingir números incríveis em apenas uma semana no ar. Vamos ver o que podemos aprender com ela?

Conheça uma das campanhas de maior sucesso do Vakinha, em 2018. A vaquinha online foi criada para ajudar a família do João e conseguiu atingir números incríveis em apenas uma semana no ar. Vamos ver o que podemos aprender com ela?

 

Como tudo começou

João é um jovem de 20 anos de Porto Alegre que sofreu um acidente terrível, caindo de uma altura de 10 metros, no dia primeiro de julho de 2018. Por sorte, apesar da altura da queda, o acidente não foi fatal. Mas deixou marcas que o acompanharão pelo resto da vida. O jovem acabou fraturando vértebras que o deixaram paraplégico. E agora ele e a família terão que conviver com uma nova realidade, onde tratamentos, fisioterapia e adaptações serão necessárias.

O acidente chocou todos que conheciam o João. Em especial uma ex-colega dele no colégio, onde estudaram juntos por muitos anos. Luisa tem a mesma idade que o João. Suas famílias se conhecem e foi um choque para todos quando receberam a notícia. O sentimento de impotência acabou dando lugar ao da solidariedade. Luisa e sua mãe resolveram criar uma vaquinha online, para tentar arrecadar recursos para ajudar o João nessa nova jornada.

A ideia surgiu da minha mãe, que queria muito ajudar a família que ela conhecia há tanto tempo. Eu acabei criando rapidamente a campanha no Vakinha e estipulamos um valor de R$ 20 mil reais para que eles pudessem ter mais conforto nessa nova etapa – afirma Luisa.

As duas esperavam atingir a meta contando com a ajuda dos amigos e familiares, que certamente abraçariam a campanha. “Eu criei a campanha, enviei para alguns amigos e pedi para que eles divulgassem nas suas redes, o que prontamente fizeram. E fui dormir“, diz Luisa. Na manhã seguinte, já haviam 3 mil reais arrecadados. Ao final do dia, tudo havia mudado de forma inesperada, porém incrível.

O sucesso da campanha

Me lembro da loucura que foi. Amigos, familiares, amigos dos amigos… todos estavam divulgando a campanha, tentando falar comigo, querendo ajudar como fosse possível. De cara, pediram para aumentar a meta e, depois de consultar diversas pessoas, acabamos alterando para R$ 400 mil.

A campanha explodiu. Em 24 horas já estava em R$ 108.490,00 arrecadados com 438 doações. Mais de 25 mil pessoas já haviam visitado a campanha. Pessoas que a Luisa não conhecia mandavam mensagens de apoio, pessoas do exterior pediram para doar, vídeos de famosos (Gabriel Medina, Neymar, dentre outros) começaram a circular pela rede, mandando forças para o João.

O sucesso parece ter vindo ao acaso, mas a Luisa realmente se dedicou a fazer acontecer: “Eu curso faculdade de design, então resolvi criar uma série de artes para ajudar a dar uma identidade para a campanha e também para facilitar o compartilhamento em redes como Instagram e Facebook“. E isso fez toda a diferença!

Quatro ações que fizeram a diferença

A Luisa fez questão de ressaltar quatro ações que fizeram uma diferença enorme no resultado da campanha:

1) Envolver amigos e familiares desde o começo. Essa é a dica mais importante para qualquer campanha de sucesso. Como disse a Luisa, “Essas são as primeiras pessoas que precisam ser mobilizadas, seja para doar, seja para divulgar“. Ela não teve medo de pedir para todos divulgarem a vaquinha nas suas redes sociais. Nem pedir outras vezes para que eles compartilhassem todas as postagens publicadas: “Estas pessoas irão fazer a rede crescer, e assim atingiremos os amigos dos amigos, e assim por diante“.

2) Contar a história e o impacto que as doações terão. Segundo a Luisa, “Isso demonstra não apenas a seriedade da campanha, mas ajuda a causar empatia. As pessoas leem a história e conseguem se imaginar naquela situação, ficando mais propensas a doar“. Por isso falar sobre o João, a família e o porque da campanha é muito importante.

3) Criar páginas oficiais da campanha nas redes sociais. Ter uma página oficial ajuda muito para concentrar as postagens, impulsionar anúncios e também pedir para outras pessoas compartilharem as principais mensagens. A campanha do João foi bem ativa nas redes sociais graças a estas ações.

4) Investir nos anúncios do Facebook e do Instagram. Quando já há um material produzido (vídeo, fotos, artes) é importante impulsioná-las nas redes sociais. Infelizmente o Facebook e o Instagram não mostram as nossas postagem para todas as pessoas. Por isso, investir algum dinheiro para impulsionar uma postagem é muito importante.

Os números nos primeiros sete dias

Ao total, a campanha arrecadou R$ 258.015,00 com 872 doações (até 22/10/2018). Agora olhem os resultados da primeira semana:

a) Foram R$ 208.280,00 arrecadados e 751 doações, com mais da metade do valor e das doações sendo arrecadado no segundo dia da campanha. Notem como é importante mobilizar os amigos e familiares assim que a campanha for lançada!

b) A vaquinha teve 59.500 visitas durante os primeiros 7 dias. E, novamente, a concentração está no segundo dia. As visitas continuaram altas nos dias seguintes, acabaram não revertendo em tantas doações. O segundo gráfico apresenta isso, onde vemos que a partir do terceiro dia são necessárias mais de 100 visitas para conseguir uma doação. Podemos inferir que, a partir do terceiro dia, a campanha já estava atingindo a rede dos “amigos dos amigos”, o que reduz um pouco a quantidade de doações (mas ela ainda se mantém bem razoável!).

c) O ticket médio mede o valor médio da doação. O ticket médio do site Vakinha é de, aproximadamente, 100 reais. Esta campanha teve uma das maiores médias dos últimos meses, atingindo incríveis R$ 295,89. Podemos ver no gráfico abaixo a importância de continuar divulgando a campanha, sem desistir. Olhem o ticket médio do dia 17/7 e tirem suas conclusões 🙂

Conclusão

Esta campanha mostrou a importância de mobilizar os amigos e familiares logo na saída da campanha. Isso foi fundamental para o sucesso dela, atingindo resultados surpreendentes em apenas 7 dias! Contar uma boa história e usar as redes sociais também foram fundamentais, mas o envolvimento da rede próxima é, sem dúvida, o diferencial.

A Luisa e todas as pessoas que se mobilizaram para ajudar o João estão muito felizes com os resultados e com o impacto que tiveram na família do jovem. E agora eles estão se preparando para remobilizar as pessoas para atingir a meta dos R$ 400.000,00 até o fim de 2018. Fique atento e vamos ajudá-los a atingir esta meta 🙂

E você? Já criou a sua vaquinha?

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