Como Fazer uma Vaquinha Virtual.

Capa post blog #01

Como Fazer uma Vaquinha Virtual.

E ter sucesso.

Fazer uma vaquinha online, nos dias de hoje, tem se tornado algo cada vez mais corriqueiro no Brasil. Embora o modelo de crowdfunding (também conhecido como financiamento coletivo) tenha ganhado força no Brasil em meados dos anos 2011, o site do Vakinha já permitia a arrecadação de dinheiro pela internet desde 2009.

Nesses anos todos, foram milhares de histórias de sucesso que atingiram (e até superaram) as suas metas. Vaquinhas envolvendo solidariedade com outras pessoas, para realizar algum sonho, ajudar animais e até mesmo para pagar o churrasco do final de semana. Não importa o valor da meta, se você divulgar a sua campanha para seus familiares e amigos, existe uma chance muito grande de você arrecadar dinheiro.

E o melhor de tudo é que criar uma vaquinha virtual é um processo democrático; qualquer pessoa pode começar sua campanha. Você não paga nada para abrir a sua, pois as taxas (6,4% + R$ 0,50) são descontadas das doações recebidas. Viu como é fácil?

Como criar a sua vaquinha

Para começar, acesse o site www.vakinha.com.br. Logo de cara, você verá um botão no topo escrito “Crie sua vaquinha”. Basta clicar nele.

Celular imagens - home

Você será apresentado a uma tela que vai solicitar o seu login. Aqui você pode inserir o seu e-mail e senha (caso já possua cadastro no site) ou fazer o seu cadastro ou login pelo Facebook com apenas um clique.

Caso contrário, clique em “Cadastre-se” e preencha seus dados (nome, e-mail, cpf, etc.) para criar a sua conta. Após finalizar, você será redirecionado para a sua página de cliente. Note, você ainda não criou a sua vaquinha, apenas a sua conta.

Celular imagens - login

Clique novamente no topo da página em “Criar sua Vaquinha”. Agora sim, você poderá criá-la para arrecadar dinheiro!

A sua vaquinha precisa ter algumas informações para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o objetivo da campanha. Por isso, é importante você já tenha investido um tempo escolhendo uma boa foto para ilustrá-la, determinar o valor da sua meta e um texto que explique o que você pretende fazer com o dinheiro.

O processo é bem rápido, dura em média 3 minutos para ser concluído. Ou seja, rapidamente você já poderá receber doações pela internet via cartão de crédito e boleto bancário.

Celular imagens - criando vakinha 01Celular imagens - criando vakinha 02Celular imagens - Finalizar Criação

No campo de título utilize algumas palavras para destacar a sua campanha. Uma coisa bem importante, que poucas pessoas se dão conta: o que definirá o link da sua vaquinha (www.vakinha.com.br/vaquinha/títulodasuavaquinha) é justamente o título. Ou seja, quanto menos palavras, mas fácil de lembrar do seu link! Boa dica, né?

No campo de finalidade você seleciona o objetivo da sua campanha. Escolha aquele que mais lhe convém. Essa é uma informação que não será apresentada aos usuários.

Qual o valor que você precisa arrecadar? Essa será a sua meta. Digite apenas números até que o valor seja preenchido no espaço. Uma dica bem importante aqui: quando for considerar o valor, acrescente 6,4% ao valor, para considerar as taxas que serão descontadas da doação. E procure ser bem realista na sua meta!

Legal, e agora, quando que a sua campanha será encerrada? Essa é a informação que você preencherá em seguida. Automaticamente o sistema já coloca que a sua campanha irá durar 3 meses. Você pode alterar o valor se desejar.

E agora vem um dos campos importantes da sua campanha: a descrição curta. Utilize esse espaço para preencher, de forma resumida, os motivos pelos quais você criou a campanha. Tente apresentar um pouco da história e explique resumidamente o porque as pessoas precisam doar.

Em seguida, insira a imagem que irá ilustrar a sua campanha. Coloque uma imagem que ajude a comover as pessoas, especialmente se for uma campanha de solidariedade. Lembre-se que a imagem é uma forma de comunicação muito poderosa!

Se você possuir um vídeo, você pode inseri-lo no campo específico para isso. Os vídeos são sempre a forma mais dinâmica e pessoal de explicar o porque você está buscando doações pela internet e sempre sugerimos que você invista algum tempo para criar um vídeo. Use o seu celular, se for preciso! Você irá subir o seu vídeo no site do Youtube, e depois copiar o link dele e copiar no campo do formulário do Vakinha.

Por fim, você tem o campo de descrição, onde poderá contar a sua história e as motivações da campanha de forma mais completa. Use e abuse desse espaço para convencer as pessoas de que sua campanha é legítima e que seus objetivos valem a doação das pessoas. Escreva com o seu coração, conte sua história e conquiste seus doadores!

Para finalizar, leia e concorde com as condições e termos de uso do site e clique em “criar a vaquinha”.

Celular imagens - Compartilhando a vaquinha

Pronto! A sua vaquinha está no ar e disponível para receber doações. Você já pode visualizá-la (clicando em “visualizar sua vaquinha) e também divulgar nas redes sociais.

Comece divulgando a sua vaquinha para as pessoas próximas a você (amigos e familiares). Essa é a dica de ouro de qualquer campanha de financiamento coletivo. São essas pessoas que farão as primeiras doações e darão a legitimidade necessária para que outras pessoas (que talvez você não conheça) possam contribuir também. Em nossos anos de experiência, as vaquinhas de sucesso obtém suas primeiras doações 48 horas após criá-las e de pessoas próximas a causa.

Se você quiser saber outras dicas legais de como divulgar a sua vaquinha, ou conhecer histórias incríveis para te inspirar, basta ler os artigos do nosso blog. Com certeza você irá se surpreender!

E aí, pronto para criar a sua vaquinha online? Comece agora mesmo!

Botão crie sua vaquinha

Crie sua Vaquinha

6 comments: On Como Fazer uma Vaquinha Virtual.

Deixe uma resposta:

rodapé do site