Crowdfunding – 13 dicas de ouro para você arrecadar mais com sua Vaquinha

A cardboard space rocket launching with crumped paper as clouds of smoke on a blue background.

Utilizar uma plataforma de crowdfunding para arrecadar dinheiro é uma das formas mais interessantes de mobilizar as pessoas pela internet. Porém, criar uma vaquinha online de sucesso não é fácil. É preciso muita dedicação e planejamento para conseguir passar a mensagem para as pessoas.

No ar desde 2009, o Vakinha contabiliza uma série de cases de sucesso muito inspiradores. Por ser a plataforma de financiamento coletivo que trabalha com as menores taxas do mercado, o Vakinha atraiu pessoas com campanhas para financiar entidades filantrópicas, casamentos, formaturas, presentes de aniversário, animais em situação de perigo e, principalmente, a solidariedade entre pessoas. Muitas dessas campanhas conseguiram mobilizar milhares de doações, ultrapassaram suas metas ou arrecadaram valores incríveis em um pequeno espaço de tempo.

Essas campanhas se notabilizam por seguirem algumas das estratégias mais comuns em campanhas de financiamento coletivo. Nesse artigo, iremos apresentar 13 dicas essenciais para quem deseja fazer a sua campanha virar um sucesso. Vale a pena tentar aplicá-las!

 

Calender Planner Organization Management Remind Concept

Dica #1 – Faça um Calendário de Ações

Essa dica é tão importante, que em breve faremos um artigo específico sobre ela. Planejar a sua campanha é sempre fundamental se você quiser atingir o maior número de pessoas. É preciso planejar a sua campanha antes, durante e depois.

Faça um pré-lançamento da sua campanha para já começar a mobilizar as pessoas. Durante o processo, defina o período de dias em que você divulgará a campanha nas redes sociais e por e-mail. E após o encerramento, não esqueça de manter um relacionamento com todos os doadores.

 

Belchatow, Poland - April 11, 2014: Photo of social network homepage on a monitor screen.

Dica #2 – Faça uma página no Facebook e Instagram

As redes sociais serão suas maiores aliadas para mobilizar as pessoas pela internet. Por isso, invista um tempo e crie uma página sobre a sua campanha no Facebook e convide seus amigos para curtí-la. Você pode também criar um evento, como forma de manter as pessoas informadas. Ali você pode marcar seus amigos e lembrá-los semanalmente da sua campanha.

O Instagram também tem se mostrado uma excelente ferramenta para divulgar a sua vaquinha. A campanha do Joaquim, que é a maior arrecadação no Brasil, teve a ferramenta do Instagram como a principal fonte de divulgação.

 

Top view of young people putting their hands on top of each other. Young students making a stack of hands with copy space.

Dica #3 – Mobilize seus familiares e amigos para ajudá-lo

Não espere que apenas jogando o link da sua vaquinha no Facebook bastará para as pessoas doarem. Será preciso convencê-los e a melhor forma de fazer isso é conversar com cada uma delas.

Antes de lançar a campanha, pense: quem são as pessoas que certamente irão lhe ajudar? Certamente serão familiares e amigos próximos. Convença-os da importância deles se engajarem na sua campanha. Eles trarão credibilidade para sua vaquinha. Entre em contato com essas pessoas e peça para que elas doem logo no primeiro dia. E, se possível, lhe ajudem a divulgar a campanha nas redes sociais.

 

Group of teenager hipster friends partying by blowing and throwing colorful confetti from hands with sunset sun flare

Dica #4 – Celebre o lançamento da sua campanha

Essa dica é tão simples, mas muitas pessoas esquecem como ela é importante. No dia do lançamento da sua campanha, vale a pena fazer uma postagem nas redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter, etc.) comemorando o lançamento da vaquinha. Após fazer a postagem, vá nos comentários e comece a marcar todas as pessoas que você acredita que irão colaborar com você.

Isso serve não apenas para avisar seus amigos e familiares, mas também para marcar esse importante momento. Comemorar o lançamento mostra como você está empolgado com a campanha. Aproveite e convide as pessoas a acessarem a campanha e colaborarem com você.

 

Photo of paper speech bubbles on blue background.

Dica #5 – Faça pedidos pessoalmente

Fazer pedidos pessoalmente fazem toda a diferença. Você irá causar muito mais impacto e gerar maior comprometimento na pessoa. Então use e abuse do telefone, do Whatsapp, do Messenger, etc. para conversar com seus amigos e familiares.

No Facebook, vale a pena marcar aquele seu amigo em uma postagem, e escrever uma mensagem especial para ele. Algo como “Fulano, espero poder contar contigo” ou “Fulano, achei essa campanha a tua cara”.

Isso vai fazer toda a diferença.

 

Brazilian Currency Puzzle

Dica #6 – Empenhe-se em conseguir as primeiras contribuições

Pode parecer engraçado mas o mais difícil é receber a primeira contribuição, por isso os amigos e parentes próximos devem ser impactados de forma pessoal para quebrar esta barreira psicológica. Recebendo as primeiras contribuições sua vaquinha alcançará as metas de forma mais fácil. Fazer a “barrinha de progresso” andar é fundamental para engajar as outras pessoas.

 

Younger woman helping an elderly person using laptop computer for internet search. Young and pension age generations working together.

Dica #7 – Ajude quem tem dificuldade em fazer os pagamentos

Gere você mesmo alguns boletos e envie para algumas pessoas. Essa é uma estratégia bem legal e que geralmente traz resultados muito interessantes. Acesse a sua vaquinha e gere, com seus dados, alguns boletos bancários no valor de 25 ou 50 reais. E envie-os para pessoas que você sabe que irão ajudá-lo, mas que dificilmente conseguirão fazer doando pelo site.

Esta técnica funciona bem para pessoas mais velhas ou que tenham alguma dificuldade em efetuar pagamentos na internet. É importante deixar claro para eles que receber as doações por uma conta bancária não fará com que sua vaquinha seja afetada e, com isso, você perderá todos os efeitos motivacionais e de engajamento que isso poderia gerar.

 

Business woman standing in front of a blackboard with a financial chart

Dica #8 – Invista na divulgação da sua campanha no início do mês

O motivo dessa dica é óbvio, mas geralmente ignorado: no início do mês as pessoas recebem seus salários, e estarão mais pendentes a doar. Por isso, seu calendário de ações precisa sempre prever um período forte de campanha, no início de cada mês.

 

Social network concept with colorful speech bubbles

Dica #9 – Atualize a sua campanha

Manter as pessoas informadas do andamento da sua campanha é bem importante. E note, existem duas formas de fazer isso: informar quem doou e quem não doou. A mensagem para quem já doou, precisa ser com o objetivo de deixá-los a par de que o dinheiro deles foi muito importante e contribuiu para a evolução da arrecadação. E também é uma forma de convidá-los a doar novamente para atingir a meta.

Para quem não doou, a mensagem precisa ser focada em demonstrar que a campanha está correndo e que diversas pessoas estão participando. Isso fará eles se sentirem na obrigação de participar, pois fazer parte de um movimento tem um efeito psicológico bem forte.

O Vakinha tem uma funcionalidade para que os criadores de campanha possam anunciar novidades na sua vaquinha. Todos os doadores serão informados dela.

 

Fan-Page-de-Sucesso

Dica #10 – Invista em posts patrocinados no Facebook

Patrocinar um post seu, para divulgar a sua campanha, parece contraditório. Por que investir meu dinheiro, se eu quero arrecadar o máximo possível? Mas acredite: é uma forma fantástica de garantir que suas postagens atinjam seu círculo de amigos. A vantagem é que com apenas 10 ou 20 reais você já pode ter resultados bem interessantes.

O Facebook torna esse processo bem simples de ser realizado. Experimente colocar 10 reais e veja o que acontece.

 

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Dica #11 – Faça uma contagem regressiva

Sua campanha está na reta final? Então comemore! O maior número de doações acontecem no início e no fim das campanhas. A reta final é um momento importante e você precisa se organizar para explorar ao máximo isso.

Faltando uma semana para acabar sua arrecadação, comece a fazer postagens diárias contando os dias de forma regressiva (“faltam 7 dias”, etc.). Esse sentimento de urgência ajuda muito a mobilizar e deixar as pessoas com vontade de ajudar, pois elas sabem que é agora ou nunca.

 

Miami , Florida, USA - December 21, 2015: gold fish crackers from above indicating leadership, a group of brown gold fish crackers follow a red gold fish cracker. Gold fish cracker is manufactured by Pepperidge Farm.

Dica #12 – Influenciadores digitais

Conseguir pessoas que tenham influência na internet é sempre muito importante, estas pessoas têm muito seguidores e fazem toda a diferença na divulgação e credibilidade da sua vaquinha.

Mas antes de sair correndo para falar com eles, garanta que a sua vaquinha já possua algumas doações e, assim, passe credibilidade (viu como sua família e seus amigos são importantes?).

 

não desista

Dica #13 – Não desista

Não é porque sua vaquinha não decolou logo de cara que você deve desistir. Não é porque alguém lhe negou ajuda que você não deve insistir. Nossos dados mostram que as grandes arrecadações do site não atingem o seu volume máximo de arrecadação no primeiro mês.

O caso mais famoso é o da maior campanha de crowdfunding brasileira, do “Ame Joaquim”. Nos primeiros três meses a família arrecadou apenas 22 mil reais, bem distante da meta pretendida de 3 milhões. Porém, não desistiram e aplicaram uma série das regras presentes aqui nesse artigo. Após conseguirem apoio de influenciadores, da mídia e realizarem uma ação coordenada pelas redes sociais, conseguiram arrecadar 1.400.000 reais em apenas duas semanas! Um recorde incrível e uma lição que fica para todos nós: não desistir!

E aí? Gostou das dicas? Em breve lançaremos um e-book com essa e outras dicas para que você possa se organizar e aprender cada vez mais como fazer a sua campanha bombar. Aguarde!
E não perca tempo: comece a sua campanha agora mesmo e aplique essas dicas 🙂

 

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