A força do Mateus

imagens capa

A força do Mateus

Quando a mobilização saiu das ruas e foi para a internet.

Criar uma vaquinha virtual geralmente é uma forma de mobilizar as pessoas para arrecadar dinheiro de uma forma mais organizada. Mas será que o crowdfunding pode potencializar casos de urgência?

Em 28 de abril de 2017 foram organizadas manifestações em todo o Brasil contra as reformas trabalhista e da previdência. Naquele dia, após um início de tumulto entre os policiais militares e os manifestantes, o estudante de ciências sociais da UFG, Matheus Ferreira, correu para fugir da confusão e foi agredido com um cassetete por um policial. A violência do impacto foi tanta, que o objeto se partiu em dois.

cassetete

O estudante caiu desacordado, sendo socorrido pelas pessoas em volta. A cena, que foi gravada em vídeo, foi muito impactante. E a revolta com o caso acabou tomando as redes sociais. Pessoas de ambas correntes políticas ficaram chocadas com o que foi mostrado.

Tomado pelo sentimento de revolta, e ao mesmo tempo, disposto a ajudar a família nessa situação e sabendo o impacto do crowdfunding (financiamento coletivo) para mobilizar as pessoas, amigos  decidiram abrir uma vaquinha online com o objetivo de ajudar a família do Mateus. O dinheiro arrecadado, estimado inicialmente em R$ 10.000,00 seria utilizado para pagar as passagens, estadia e tratamento do estudante.

A campanha foi criada no domingo, dia 30/04 e logo começou a ser divulgada nas redes sociais, em especial no Facebook. E logo viralizou.

Por ter um apelo sócio político muito forte, a campanha foi divulgada especialmente em grupos e páginas associadas a movimentos sociais. O resultado disso é que a meta de R$ 10.000,00 foi atingida antes de encerrar o primeiro dia. O gráfico abaixo apresenta o montante arrecadado durante os 8 dias em que a campanha ficou no ar.

Mateus - Gráfico Arrecadação

Podemos ver que a quantidade de doações também se concentrou nos primeiros três dias da campanha. Foram 598 doações realizadas entre os dias 30/04, 01/05 e 02/05, do total de 661 doações da vaquinha. A meta foi quase triplicada em apenas 3 dias.

Mateus - Grafico Doacoes

Foram aproximadamente 24.741 pessoas visitando a página durante os 8 dias em que a campanha ficou aberta para receber doações, novamente com uma clara concentração nos 3 primeiros dias.

Mateus - Gráfico Visitas

A campanha foi viralizada de uma forma muito bacana entre as pessoas. Só no Facebook, foram mais de 7.800 compartilhamentos. A mídia e alguns artistas ajudaram também a divulgar a campanha. O Mateus acabou se tornando um símbolo da luta pelo fim da violência policial.

No fim das contas, a campanha por pouco não quadruplicou o valor pretendido. Arrecadou R$ 39.362,00, valor que será entregue a família para ajudá-los a superar esse triste fato ocorrido. E demonstrou que, mais do que nunca, as vaquinhas também podem ser criadas para gerar não apenas uma ajuda solidária, mas também para trazer impacto social e discussões que são relevantes para o Brasil.

Toda força para o Mateus e família!

E você, já pensou em criar uma vaquinha?

Botão crie sua vaquinha

Crie sua Vaquinha

One comment: On A força do Mateus

Deixe uma resposta:

rodapé do site