Escrito por: Alex Torrealba
Aprenda como fazer uma vaquinha online
Você já deve ter ouvido falar a respeito do financiamento coletivo, mas sabe o que é isso e como realmente fazer uma vaquinha online, a fim de concretizar seu sonho?

Você já deve ter ouvido falar a respeito do financiamento coletivo, mas sabe o que é isso e como realmente fazer uma vaquinha online, a fim de concretizar seu sonho? Esse tipo de financiamento acontece quando algumas pessoas se solidarizam com a sua iniciativa e decidem contribuir de forma financeira para que ele se torne realidade.

A vaquinha online, ou crowdfunding, como também é chamada, é uma forma de conquistar recursos para chegar até seu objetivo. Com ela é possível divulgar o seu projeto em sites de financiamento coletivo, além de arrecadar fundos para a sua ideia. Inclusive, trata-se de uma ótima estratégia de marketing, já que traz visibilidade e possíveis colaboradores.

Neste post, explicaremos como ela funciona, além de dar um passo a passo para você organizar a sua vaquinha online com sucesso. Boa leitura!

Como funciona uma vaquinha online?

Chamamos de vaquinha online quando diversas pessoas financiam a ideia de uma determinada pessoa, por meio de um site, para ajudas sociais, casos de doenças, emergências, correções de injustiças, acidentes, ajuda para animais, isto é, vaquinhas para fazer algo bom para as pessoas ou animais.

São muitas pessoas que se engajam em um projeto com o qual se identificam e decidem financiá-lo com o seu próprio dinheiro. Não há uma quantia exata: cada um contribui com o valor que se sentir confortável.

Além disso, é bastante fácil de utilizar! A vaquinha online, ou crowdfunding, tem auxiliado desde empresários que desejam ter o financiamento para suas ideias até pessoas que buscam apoio para os seus projetos.

Qual o passo a passo?

É muito importante saber como fazer uma vaquinha online corretamente, a fim de obter êxito no seu objetivo. Veja como!

Planejamento

A ideia da vaquinha deve ser inovadora ou ter apelo popular, pelo fato de ser isso o que faz com que as pessoas contribuam para o funcionamento do projeto e que os investidores passem a fazer o acompanhamento do seu desenvolvimento. Caso apresente um projeto que seja somente “mais do mesmo”, é praticamente nula a chance de sucesso.

Com a definição do projeto, é necessário detalhá-lo para que as pessoas saibam exatamente do que se trata. A melhor forma de fazer isso é criar um vídeo explicativo de ótima qualidade.

Além disso, algo que é primordial conferir para saber se você terá sucesso ou não é se informar sobre quantas pessoas serão necessárias para que seja possível atingir a sua meta. Talvez não seja suficiente pedir dinheiro apenas para seus familiares e amigos, dependendo do valor necessitado.

Cadastro no site

A sua vaquinha precisa ter alguns dados para que as pessoas conheçam mais sobre o objetivo da campanha. Por esse motivo, é essencial reservar um tempo para escolher uma ótima foto para ilustrá-la, definir o valor da sua meta e criar um texto que explique bem sobre o que você pretende fazer com o montante arrecadado.

O processo de cadastro é bastante rápido e tem duração de 3 minutos, em média, para ser concluído. A partir disso, você já poderá receber doações pela internet via cartão de crédito e boleto bancário. Não se esqueça de utilizar algumas palavras para destacar a sua campanha no campo de título.

Algo essencial que poucas pessoas se dão conta: o que definirá o link da sua vaquinha é exatamente o título escolhido. Você poderá eleger o intuito da sua campanha na área de finalidade, mas esse é um dado que não será exibido aos usuários.

Definição de tempo e valores

Uma das maiores dúvidas sobre como fazer uma vaquinha online é com relação à definição de tempo e de valores. É preciso definir o valor que você precisa angariar, o que será a sua meta. Coloque somente números até que o valor esteja todo completo no espaço.

O custo para começar a vaquinha é zero. É isso mesmo! Você pode abrir a sua vaquinha online gratuitamente! As taxas são cobradas somente quando as doações acontecerem. Cada doação que é feita para a sua campanha tem o desconto de 6,4% + R$ 0,50. Isso é descontado no instante em que você for fazer o saque.

Portanto, uma dica essencial para quando for considerar o valor de arrecadação é acrescentar as taxas acima, já considerando os descontos da doação. E lembre-se: seja bem realista em sua meta!

Divulgação correta

Utilize o vídeo em sua página da campanha e também para realizar a divulgação nas redes sociais. O recomendado é que ele não passe de 1 minuto, a fim de elevar as chances de as pessoas o assistirem até o fim. Isso também possibilita que você o utilize em todas as suas redes sociais. Ao longo do vídeo, você deve contar a história e dar motivos reais para receber doações.

O Instagram também tem se apresentado como uma ótima ferramenta de divulgação da sua vaquinha online. Nele, você pode marcar seus amigos e lembrá-los semanalmente da sua campanha. Além de outras redes sociais, que podem ajudar a atingir a meta pretendida.

E jamais se esqueça de divulgar o link da campanha. Inicie sua vaquinha com as pessoas próximas a você, como familiares e amigos. Essa é uma valiosa dica de qualquer campanha. Provavelmente, essas serão as primeiras pessoas a fazerem as doações e darão a legitimidade necessária para que outras pessoas também contribuam.

Geralmente, as vaquinhas de sucesso conquistam suas primeiras doações de pessoas próximas à causa em até 48 horas após sua criação. Reserve ao menos um mês para divulgar, antes de a sua vaquinha ir ao ar. As vaquinhas que fizeram isso alcançaram um êxito maior desde o dia de lançamento. Quando deixamos para compartilhar a vaquinha apenas no dia do lançamento, ela demora a alavancar e receber contribuições.

Por fim, com esse passo a passo sobre como fazer uma vaquinha online fica muito mais fácil conseguir conquistar a sua meta e finalmente concretizar seu projeto. Lembre-se: é muito importante deixar as pessoas preparadas e, no dia do lançamento, enviar um lembrete solicitando as doações.

Agora que você já sabe como fazer a sua vaquinha online, não deixe de entrar em contato conosco e conhecer os serviços que oferecemos!

© 2024 - Todos direitos reservados