As maiores arrecadações do Vakinha

Criar uma vaquinha online para campanhas de saúde tem se tornado uma alternativa muito interessante para famílias que buscam dinheiro para financiar medicamentos e tratamentos médicos especiais. Campanhas dessa natureza correspondem a uma parcela muito grande das dezenas de milhares de vakinhas criadas todo mês no nosso site.

Recentemente, tivemos mais uma campanha que ultrapassou um milhão de reais em arrecadação. Para celebrar isso, este post irá apresentar uma rápida análise das 5 maiores campanhas que arrecadaram no site do Vakinha, dando um enfoque principal na campanha AME EM DOBRO, que atingiu essa meta.

A CAMPANHA AME EM DOBRO

A Daniela é mãe das gêmeas Maitê e Lorena. Ambas nasceram aparentemente saudáveis e tudo corria bem até que a família foi pega de surpresa com o diagnóstico da doença AME. A sigla para Atrofia Muscular Espinhal é uma doença degenerativa muito grave e que afeta as crianças pequenas. Por anos, não havia uma esperança para a cura. Até que um novo medicamento surgiu com uma nova perspectiva. O problema: é o medicamento mais caro do mundo, custando 2 milhões de dólares e as crianças precisam tomar este medicamento até os 2 anos de idade, o que gera uma urgência sem igual.

A família, com a ajuda dos amigos e parentes, decidiu criar uma vakinha para comprar o medicamento. A campanha foi criada em 22/09/2019 com uma meta de 8,5 milhões. Todos se engajaram na campanha de uma maneira ímpar. Se dedicaram demais e, em menos de um mês, já conseguiram arrecadar um milhão de reais. São poucos projetos no Brasil que ultrapassam essa marca, mas eles estão empenhados em ir mais longe, conseguindo arrecadar todo o valor necessário.

NÚMEROS IMPRESSIONAM

A campanha se tornou a segunda maior arrecadação do Vakinha e, se seguir o empenho, pode se tornar a primeira do site e até mesmo a primeira em nível nacional, dentre todas as outras plataformas. Estamos na torcida 🙂

Para comemorar o fato do projeto ser o segundo a ter rompido a barreira do milhão, decidimos analisar as 5 maiores arrecadações do Vakinha comparando, entre elas, os seguintes requisitos:

  • maior valor arrecadado;
  • maior quantidade de doações;
  • ticket médio de doação;
  • quantidade de dias para arrecadar 100 mil reais;
  • quantidade de visitas na vakinha.

Dessa forma vamos ver se conseguimos identificar algumas características que são comuns entre elas e como podemos replicá-las em outras campanhas, se possível. Além da AME EM DOBRO, as outras 4 campanhas que são destaque (em arrecadação) são as seguintes:

  1. AME JOAQUIM, criada entre 2016/2017 e a primeira campanha a buscar dinheiro para o pagamento de um medicamento para tratar a doença AME. A campanha acabou inspirando outras famílias a fazerem o mesmo;
  2. AME JOÃO E MIGUEL, criada em 2017 e que quase atingiu a marca de um milhão. Na época, esta campanha e a do Joaquim buscavam o medicamento Spinraza, que posteriormente foi liberado pelo SUS;
  3. AJUDE A GIGI, criada em 2016, essa foi uma das primeiras campanhas do Vakinha a mobilizar diversas celebridades pelas redes sociais. A Gigi tinha um problema que a impedia de enxergar e o projeto visava pagar um caro tratamento no exterior;
  4. MISSÃO ÁFRICA, criada em 2019, a campanha foi encabeçada pela digital influencer Rafaella Kalimann com o intuito de comprar alimentos, água e medicamentos para uma região afetada por uma tempestade na África. A Rafaella se envolveu ativamente na campanha, alcançando resultados incríveis.

Vamos então analisar as cinco campanhas de acordo com os 5 requisitos?

Observação: os números da campanha AME EM DOBRO foram coletados no dia 17/10/2019. Eles já devem ter aumentado no momento em que você estiver lendo este post 🙂

MAIORES ARRECADAÇÕES

As 5 maiores arrecadações do Vakinha, desde 2009, somam no total R$ 4.464.893,00, mas apenas duas delas bateram a meta estabelecida: AJUDE A GIGI (meta de R$ 99.500) e a MISSÃO ÁFRICA (R$ 400.000).Estas são as maiores arrecadações do site:

Das 5 campanhas de maior arrecadação, as três primeiras são associadas a doença AME.

MAIOR QUANTIDADE DE DOAÇÕES

Normalmente achamos que maior arrecadação significa maior quantidade de doações, correto? Mas nem sempre é assim. As campanhas tem doações de valores diferentes e isso afeta o ticket médio (média do valor doado, por pessoa) e, consequentemente, a quantidade de pessoas que doaram.

Isso significa que algumas campanhas precisaram atingir menos pessoas para conseguir doações. Apenas duas campanhas, dentre as 5, não atingiram a marca de 10.000 doações: AJUDE A GIGI e a AME EM DOBRO.

TICKET MÉDIO DE DOAÇÃO

O ticket médio significa a média de valor que foi doado pelas pessoas. Ele é calculado dividindo o total do valor arrecadado pela quantidade de doações feitas. Quanto maior o valor, mais altas foram as doações para a campanha.

Uma coisa importante de se destacar é que as pessoas próximas (familiares e amigos) costumam doar valores mais altos. Então é importante envolvê-los ativamente desde o começo para que eles deem um empurrão grande para a campanha deslanchar. Os doadores que não tem relação com a campanha costumam doar entre R$ 25 e R$ 50.

QUANTIDADE DE DIAS PARA ARRECADAR R$ 100.000

Essa é uma métrica interessante para analisar a tração que a campanha teve no seu começo. Geralmente é importante garantir que, no dia do lançamento da campanha, você já tenha pessoas dispostas a doar para que você não divulgue a sua campanha com ela zerada. Porém, algumas das campanhas abaixo apresentam números bem diferentes…

Os dias são contados com base na data de criação. Apesar da diferença entre a primeira e quinta colocada todas as campanhas tiveram um dia em especial em que começaram a deslanchar. Neste dia, geralmente, foi o momento em que os criadores da campanha começaram a divulgar massivamente a campanha, com a ajuda dos amigos e familiares.

QUANTIDADE DE VISITAS

A quantidade de visitas é a métrica menos importante para uma campanha. Ter pessoas visitando a sua campanha não significa que elas irão doar. É bastante comum recebermos relatos de usuários que “tiveram muitas visitas e nenhuma doação”. É mais importante garantir que as visitas que você terá na sua vaquinha são de pessoas que te conhecem e tem propensão a lhe ajudar. De qualquer forma, as mais visitadas entre as cinco campanhas foram:

É impressionante os números das duas primeiras que, somadas, ultrapassam 1,3 milhões de visitas. Foram campanhas que tiveram muito apelo nas redes sociais, com digital influencers e celebridades participando ativamente, o que explica tamanha comoção.

Vale destacar, ainda, que a campanha com menos visitas (AME EM DOBRO) tem potencial para se tornar a maior arrecadação do site, mesmo com números que parecem tão baixos. O que demonstra a importância de divulgar a campanha para pessoas que tem propensão a doar, e não para qualquer pessoa.

CONCLUSÕES

Pudemos ver que todas as campanhas acima possuem números distintos entre elas, nos cinco requisitos que analisamos. São campanhas de exceção, que atingiram valores altíssimos, mas que trabalharam muito bem todo o processo de criação e divulgação das suas histórias. Isso é bem importante.

Na história do Vakinha, foram mais de 80 campanhas que conseguiram ultrapassar R$ 100.000 arrecadados. Dessas mais de 80, apenas 6 conseguiram ultrapassar o valor de R$ 400.000 arrecadados (a saber, a sexta campanha é a ALDEIA NISSI – FASE 2, outro projeto para ajudar uma região na África, que arrecadou R$ 403.000).

Não é fácil atingir essa marca. É preciso realmente se envolver na campanha, contar uma boa história, planejar o antes, durante e depois. E, como sempre recomendamos, envolver amigos e familiares ativamente.

A maioria dessas campanhas enxergou que ao centralizar as doações na Vakinha, eles deixaram o montante arrecadado transparente para todos e, com isso, deram maior visibilidade e motivaram mais pessoas a participarem destas correntes do bem.

Em suma, as cinco maiores arrecadação do Vakinha não aconteceram por acidente. E você, se empolgou com essas campanhas? Então crie a sua vakinha! 🙂

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