Escrito por: Alex Torrealba
Como as duas campanhas do “Avante Leãozinho” foram um sucesso
Saiba mais sobre o case "Avante Leãozinho", que foi um sucesso dentro do Vakinha

No Vakinha temos orgulho de fazer parte da vida de muitas pessoas. Mas existem algumas campanhas que realmente nos deixam muito orgulhosos. São campanhas que além de possuírem um apelo muito forte, também realizam um trabalho de planejamento e divulgação muito bem estruturado. Como foi o caso do case “Avante Leãozinho”.

No final de agosto de 2015, Laura Patrón decidiu arregaçar as mangas e criar uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro necessário para ajudar o seu filho. João Vicente tem 3 anos e meio. É um menino grande, esperto e com uma alegria contagiante. Há alguns anos ela e seu marido descobriram, diante de uma crise inesperada e violenta, que o João desenvolveu uma doença genética rara chamada Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica (SHUa).

Por causa da primeira crise, ele teve um AVC isquêmico complexo, em uma área difícil, que deixou sequelas motoras importantes. O João andava e não anda, falava e não fala, bem como todas as outras questões funcionais. Mas, segundo a Laura, ele tem muita coragem e potencial.

Decididos a ajudar o João Vicente a retomar sua vida, o casal investiu tempo e dinheiro na reabilitação com tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, equoterapia, hidroterapia e todos acompanhamentos necessários. O tratamento do João é para a vida toda mas esse intensivo precisa acontecer agora, pois até os 4 anos ele tem mais chances de se recuperar.

A criação da vaquinha “Avante Leãozinho” não foi por acaso. A Laura fez um trabalho anterior buscando criar uma comunidade de pessoas que se engajasse na sua campanha, seja financeiramente ou para divulgação ativa da mesma. Foi um trabalho de algumas semanas e que, no fim das contas, rendeu muitos frutos.

A campanha foi lançada no dia 27/08/2015. Na primeira semana o casal arrecadou R$ 96.300,00 através de 951 doações! Ultrapassaram a meta original, em apenas alguns dias. E não foi por acaso. Graças a esse trabalho de criação de comunidade, que envolveu a criação de uma página no Facebook, vídeo, artes bacanas nas redes sociais, muita comunicação com amigos, familiares e pessoas influenciadoras, a campanha atingiu um patamar altíssimo.

Menos de três meses depois, a campanha foi encerrada tendo atingido quase 2 vezes o valor da meta. Foram diversas doações de pessoas de todo o Brasil, que se sentiram motivadas a participar da corrente do bem. Um sucesso incrível.

Nova campanha foi impulsionada pela anterior

Alguns meses depois do projeto, o casal decidiu criar uma nova campanha com o objetivo de arrecadar verba para uma nova fase do tratamento. Uma nova meta, mais arrojada, foi definida: o valor de 150 mil reais.

Sabendo que são poucas campanhas no Brasil, considerando o Vakinha e as demais plataformas de financiamento coletivo, o casal novamente realizou um trabalho muito forte de planejamento e comunicação, visto que a tarefa não seria fácil.

Mas, desta vez, eles tinham um grande triunfo para garantir o alcance da meta: uma lista de e-mails das mais de 1.000 pessoas que colaboraram da outra vez. Infelizmente, poucas pessoas realmente utilizam esta ferramenta provida pelo Vakinha. Mas é possível saber o nome e o e-mail de todas as pessoas que colaboraram para as vaquinhas criadas. E essa informação é poderosa para uma nova campanha!

O casal aproveitou essa funcionalidade do Vakinha e realizou um contato direto com os mil colaboradores da campanha anterior. O resultado disso foi que quase 200 pessoas doaram novamente para a segunda campanha. Em outras palavras: apenas utilizando de um simples contato por e-mail (um convite para doar na nova campanha) eles conseguiram quase 20 mil reais.

A segunda campanha “Avante Leãozinho”, que buscava arrecadar 150 mil reais, alcançou a meta totalizando quase 2 mil colaborações. Foi um sucesso absoluto que mobilizou, novamente, diversas pessoas de todas as regiões do Brasil.

Aqui no Vakinha nós já percebemos que campanhas de sucesso geralmente dão certo graças a um bom planejamento prévio. Construir uma comunidade de pessoas dispostas a ajudar você na sua campanha ANTES de começar, é uma das dicas mais matadoras para alcançar os objetivos planejados.

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