Escrito por: Alex Torrealba
Como divulgar sua vaquinha online no Instagram
Quando se cria uma vaquinha online em busca da realização de um sonho, independente da causa, é necessário saber divulgá-la para conseguir arrecadar o dinheiro pretendido. As formas para fazer essa divulgação são diversas, mas se dão principalmente pelas redes sociais.

Quando se cria uma vaquinha online em busca da realização de um sonho, independente da causa, é necessário saber divulgá-la para conseguir arrecadar o dinheiro pretendido. As formas para fazer essa divulgação são diversas, mas se dão principalmente pelas redes sociais.

Atualmente, o Instagram é um ótimo canal de divulgação. Porém, é necessário saber como ele funciona e de que forma essa rede social deve ser utilizada para conseguir doadores. Caso você tenha criado uma campanha recentemente ou pretende criar em breve, olha só essas dicas de como divulgar sua vaquinha online no Instagram:
 

Contextualize sua história antes de pedir doação
 

Antes de sair pedindo doações para os seus seguidores é necessário mostrar um pouco da sua história e dos motivos que te levaram a criar uma vaquinha online. Para isso, é válido usar tanto o feed quanto os stories, basta você encontrar qual a melhor maneira de se comunicar com o seu público.
 

Caso você opte por utilizar seu feed, as opções de publicações são de fotos e vídeos acompanhados de texto contando sua história, podendo fazer isso diversas vezes para construir uma narrativa com início, meio e fim. Importante que os pedidos de doações sejam feitos apenas no final. Antes disso, seu objetivo é de que as pessoas conheçam sua história e os motivos da existência da sua vaquinha online, para que criem uma ligação para fazer a doação.
 

Quando se trata de utilizar os stories, a abordagem com seus seguidores precisa ser diferente. Assim como pode ser um complemento para as publicações do feed. Faça um story com alguma enquete para que quem visualizar possa interagir sobre o assunto que você está propondo, ou abra uma caixa de perguntas para os seguidores que tiverem alguma dúvida sobre sua história ou sobre a vaquinha online. Utilize também fotos ou vídeos, e evite uma quantidade muito grande de texto nos stories.
 

Interaja com seus seguidores
 

Não basta apenas publicar vários conteúdos no Instagram e não ter interação nenhuma com os seguidores. Na verdade, a parte de interagir é muito importante, pois é o momento no qual você vai tirar dúvidas e até mesmo convencer a pessoa se tornar uma doadora da sua vaquinha online. Foque em responder todas as questões que surgirem no feed, nos stories e também no direct, que é um local mais reservado para ter uma conversa. 
 

Em caso de muitas mensagens e dúvidas, procure elencar as mais importantes e as mais frequentes para serem respondidas. Dessa forma, mesmo que não interaja diretamente com o seguidor, ele estará sendo respondido de alguma forma e não se sentirá ignorado.
 

Utilize as ferramentas disponíveis para divulgar o link
 

No momento de pedir uma doação no Instagram, você deve estar ciente de que essa rede social é diferente de outras como o Facebook e o Twitter. Nesses outros canais é possível colocar o link da vaquinha online junto da publicação, enquanto o Insta não permite isso. Entretanto, há ferramentas que possibilitam você colocar esse link para ser acessado pelos seus seguidores.
 

Caso seu perfil tenha mais de 10 mil seguidores, você ganha um benefício importante para divulgar seu link. Nos stories é possível inserir o link da sua campanha e basta que a pessoa a qual está visualizando o conteúdo arraste para cima e a página da sua vaquinha online será aberta no navegador. Com essa ferramenta, é necessário informar de alguma forma no conteúdo que ao arrastar para cima o link será aberto, caso contrário a chance do seguidor passar para o lado é maior.
 

Em contas com menos de 10 mil seguidores essa ferramenta não está disponível, mas há uma forma de inserir o link no seu perfil. Vá na sua página do Instagram, clique em editar perfil e depois preencha o campo do Site com o link da sua campanha. Dessa forma, os seus seguidores vão poder acessar sua vaquinha online que estará presente na biografia do seu perfil. Portanto, quando for publicar um conteúdo no feed ou nos stories pedindo doação, lembre-se de informar que o link da sua vaquinha para doação está na sua Bio.

Vamos Começar?

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a arrecadar, depois de criar sua vaquinha, mas existem inúmeras formas de você fazer a campanha alcançar mais pessoas. Pequenas ações já podem significar muito! Você verá que a partir das primeiras contribuições o progresso será claro. 

Lembre-se que, a qualquer momento, você pode contar com um dos nossos especialistas em vaquinhas para tirar dúvidas e solucionar algum problema. Precisa de ajuda? É só chamar nossa equipe aqui 🙂

Vakinha, toda ajuda começa aqui!

© 2024 - Todos direitos reservados