Como escrever um e-mail pedindo doações

Pedir dinheiro não é uma tarefa fácil nem mesmo para o escritor mais experiente, por isso queremos através desse post te ajudar a escrever um e-mail para pedir ajuda à sua lista de contatos.  

Fundo foto criado por jcomp – br.freepik.com

Se você faz parte de uma ONG ou projeto já consolidado provavelmente você tem acesso a uma lista de e-mails de pessoas as quais já ajudaram a instituição em algum momento. Enviar um e-mail para essas pessoas pode ser vantajoso, afinal se elas já ajudaram uma vez é provável que estejam dispostas a ajudar novamente. 

Dá uma olhada nas dicas 😉

Dica 1: Se destaque 

Pessoas recebem diversos e-mails todos os dias, por isso é necessário que o seu se destaque  dos demais. Para isso o escrever algo interessante no assunto do e-mail é primordial. 

Dica 2 : Conte a sua história

Se o seu e-mail foi aberto você já está um passo mais próximo de conseguir ajuda. Então agora é hora de contar o motivo pelo qual você precisa de doações e o que fará com o valor. Aqui não há necessidade de gráficos e terminologias complicadas. Seja sincero e conciso sobre as suas necessidades e como a pessoa em questão pode te ajudar.

Dica 3: Descreva o que você vai fazer com as doações

Se no e-mail não constar o  plano a respeito do que você fará com o valor que pretende arrecadar, possivelmente o leitor pode ficar desmotivado ou até mesmo desconfiar  do seu propósito. Monte algo simples com orçamentos e prazos.  

Dica 4: Deixe claro a forma como a pessoa deve ajudar

Envie o link de sua vaquinha no e-mail e já deixe claro as formas como as contribuições podem ser feitas.  Vale também listar as redes sociais e página da ONG. Além de conhecer mais o trabalho que a ONG realiza isso ainda passa credibilidade. 

Dica 5: Torne o e-mail pessoal

Mesmo que você esteja enviando o e-mail em nome da ONG a qual você quer ajudar assinar o e-mail com o nome de alguém torna o contato mais próximo. Como, por exemplo, Alice voluntária da ONG Sonhos Dourados.

Dica 6: Verifique os seus retornos

De nada adianta você enviar um série de e-mail se não vai checar as respostas. Sanar dúvidas é de suma importância neste momento e fazem parte do processo de pedir doações. 

Vista aérea de um cofrinho em formato de uma vaquinha malhada com notas e moedas ao fundo.

E aí ficou motivado a escrever? Se você colocar essas ideias em prática conta para a gente. 

Precisa de ajuda? Somos especialistas em vaquinhas online. Então chama a gente 🙂

Especialista em vaquinhas e apaixonada por fazer o bem!

Crie sua Vaquinha

Deixe uma resposta: