Escrito por: Alex Torrealba
Como fazer uma vaquinha virtual para o tratamento do seu pet
Você quer ajudar um animal de rua que está passando dificuldade ou deseja conseguir uma graninha para o tratamento do seu próprio pet e quer saber como fazer uma vaquinha virtual? Então, continue com a gente, pois vamos ajudar você!

Você já deve ter visto, na internet, campanhas de vaquinha virtual, também chamadas de crowdfunding, na internet, não é mesmo? O conceito que é traduzido como financiamento coletivo permite que você arrecade dinheiro de doações feitas por pessoas que desejam ajudar com um projeto ou objetivo. Você quer ajudar um animal de rua que está passando dificuldade ou deseja conseguir uma graninha para o tratamento do seu próprio pet e quer saber como fazer uma vaquinha virtual? Então, continue com a gente, pois vamos ajudar você!

É graças a esse instrumento que várias iniciativas importantes estão saindo do papel e atingindo sucesso. Projetos sociais, artistas esportivos, causas animais e muitos outros já conseguiram atingir seus objetivos com esse modelo de economia colaborativa.

Pensando em ajudar você a arrecadar recursos para o tratamento do seu animal de estimação, preparamos este texto que vai explicar sobre a criação, a escolha da plataforma e a divulgação da sua vaquinha. E, aí, vamos aprender?

Criação

O abandono de animais, principalmente os domésticos, é um grande problema que tem afetado os grandes centros urbanos, e você deve concordar comigo se você realmente gosta de animais. Se você quer ajudar no resgate ou tratamento de algum animal de rua, confira algumas dicas importantes para criar a sua campanha e poder fazer o bem!

Atente para a produção do texto

Se as pessoas não entenderem exatamente qual é a sua causa, nesse caso, ajudar animais que estão em perigo ou, então, o tratamento do seu próprio animal de estimação, elas podem acabar desistindo de ajudar.

A maioria dos textos é feita com base no ponto de vista de quem o cria, mas é preciso assegurar que as outras pessoas também vão entender a sua proposta quando entrarem na página.

Foque sempre no propósito da sua vaquinha virtual e responda a algumas questões como:

  • o que você vai fazer com os recursos arrecadados?
  • qual é a relevância das contribuições?
  • qual é o seu propósito com essa arrecadação de dinheiro?
  • o que o contribuidor vai ganhar ao se comprometer com a vaquinha?

Lembre-se de que há muitas vaquinhas ativas com as quais os usuários podem ajudar, mas a sua trajetória e história são apenas suas, certo? Procure deixar bem claro no seu texto o seu objetivo de ajudar um animal de estimação, destacando o que o dinheiro arrecado vai fazer pelo pet que está em perigo ou precisando de cuidados. Capriche na história para conseguir muita colaboração!

Saiba contar a história

Conte a sua história com criatividade e muita sinceridade. Mostre os objetivos e as metas da sua campanha, apresente todos os envolvidos e responda sobre os motivos da sua vaquinha. Procure fazer com empatia, de forma que todos se identifiquem com o que está acontecendo com o animal de estimação e se interessem em ajudar. Deixe claro qual é a sua causa e o motivo de ela ter sido criada. Nesse momento, deixe a emoção tomar conta dos seus pensamentos!

Você pode, ainda, criar algo que seja uma identidade para o projeto. Quer alguns exemplos? Podemos destaca para você os logotipos, slogans ou hashtags. Crie algo que identifique de forma bem fácil a sua vaquinha e engaje ainda mais com o público.

Use diferentes tipos de mídias

Não deixe de caprichar no visual, certo? Inclua vídeos, fotos, ilustrações, deixando a sua página extremamente atraente. Faça fotos do pet de maneira criativa e emocionante. Dê atenção especial aos vídeos, pois é o tipo de mídia mais relevante da sua campanha.

Veja referências de outras vaquinhas

Ah, outra dica muito importante é investigar as outras vaquinhas relacionadas a essa causa. Procure vaquinhas já criadas, podendo ser bem-sucedidas ou não, sobre ajuda de animais de rua, abandonados e sobre resgate de animais. Questione os familiares, amigos e o seu público-alvo sobre o que eles pensam a respeito do seu objetivo ou ideia.

Escolha da plataforma

Já definiu todas as características do seu projeto? Sim? Então chegou aquele momento bem bacana de fazer a escolha da plataforma que vai hospedar a sua campanha. Uma dica: escolha uma que seja fácil de manusear e que garanta a segurança adequada.

O Vakinha é, sem dúvidas, a melhor plataforma para você criar a sua vaquinha virtual. É uma plataforma que cobra o mínimo possível e que fornece um serviço rápido, fácil de usar e extremamente seguro.

Para conseguir manter uma taxa baixa, o Vakinha desenvolveu o seu próprio meio de pagamento online. Assim, consegue garantir a mesma qualidade de gestão e de segurança a você, com um custo bem parecido com os meios de pagamentos tradicionais. E o melhor: a plataforma tem uma ferramenta própria que é especializada para as doações. Outro diferencial da plataforma é que você pode fazer o saque antes de alcançar a meta ou antes de terminar o prazo da vaquinha. Incrível, não é mesmo?

Estamos falando de uma plataforma livre e que, por ser assim, tem quatro pilares que norteiam todas as suas ações:

  • liberdade, pois não cobra para aprovar a causa;
  • conectividade, já que conta com uma equipe sempre pronta para ajudar e tirar dúvidas;
  • confiança, afinal, é segura e oferece as menores taxas;
  • simplicidade, pois o dinheiro é sempre seu e com uma taxa que permanece a mesma.

Divulgação

Agora é hora de fazer o lançamento da sua campanha e ele precisa ser um grande marco. Você pode até mesmo criar materiais de divulgação antes de lançar a sua vaquinha oficialmente, para que consiga gerar expectativa.

Uma boa dica que damos a você é criar um vídeo explicando como vai funcionar, qual é o motivo de sua idealização e quais são as metas e objetivos a serem alcançados. Lembre-se de que as pessoas precisam comprar a sua ideia de ajudar um animal, sentindo-se motivadas com a contribuição. Então, coloque a mão na massa e capriche!!!

Veja algumas dicas para fazer uma excelente divulgação!

Divulgue para amigos e familiares

A sua família e seus amigos não podem ficar de fora, não é verdade? Eles precisam ser os primeiros a descobrirem sua campanha. São pessoas em quem você confia e que conhecem os seus propósitos e ideais. Então, o mais certo é engajá-los na sua campanha. Ainda mais se eles forem como você, pessoas que se preocupam com a vida dos animais.

Sem dúvidas, são as pessoas mais interessadas em oferecer ajuda, podendo trazer muita credibilidade para a sua vaquinha virtual, postando recomendações, comentários positivos e ajudando a divulgar. No primeiro dia, faça uma reunião com todos e procure convencê-los a fazerem doações e divulgarem para outras pessoas conhecidas.

Divulgue em diferentes redes sociais

Hoje em dia, os maiores canais de divulgação são, sem dúvida alguma, as redes sociais. Por isso, utilize todas as suas funcionalidades para fazer a divulgação da sua vaquinha. No Instagram, Twitter, Facebook ou no YouTube, coloque a sua vaquinha em destaque e aposte que ela vai alcançar o público ideal.

Uma boa dica é divulgar em uma página no Facebook, afinal, você pode criar uma bem bacana e manter todos os participantes atualizados, postando textos e vídeos sobre os animais e divulgando para novos usuários.

No YouTube, você também pode criar um canal e alcançar muitas pessoas. Não duvide: em pouco tempo, a sua vaquinha vai receber várias doações, especialmente se você for criativo. Ah, e quanto mais perto do seu público você estiver, melhor vai ser! Então, fique bem pertinho!

Como você pode ver, as possibilidades para fazer uma vaquinha virtual para o tratamento do seu pet ou para ajudar animais que estão na rua são inúmeras. Com as nossas dicas, não tem como dar errado, concorda? Prepare-se para fazer uma boa campanha e siga as nossas instruções para garantir um lar e um tratamento adequado para os animais abandonados, oferecendo a eles uma vida digna e longe dos perigos.

Gostou das nossas dicas e gostaria de colocá-las em prática para atingir seu objetivo? Então, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua vaquinha online!

© 2024 - Todos direitos reservados