3 Dicas para engajar pessoas na sua Campanha

Uma das melhores formas de aumentar o alcance de uma campanha de financiamento coletivo é conseguir pessoas engajadas em ajudar com os resultados. Afinal, fazer sua arrecadação atingir o objetivo demanda muita dedicação e, com certeza, fazer isso em conjunto pode tornar essa experiência mais tranquila para você.

Apesar de as plataformas de vaquinhas online fornecerem tudo que você precisa para começar a arrecadar de forma simples, fazer seu projeto alcançar pessoas depende de você. Por isso a divulgação é tão importante, é a forma de fazer sua vaquinha online chegar em possíveis doadores.

E, claro, há inúmeras maneiras de você chegar lá. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a engajar pessoas na sua campanha. Ao final, você também vai conhecer uma novidade aqui do Vakinha que pode contribuir com isso.  

Gostou da ideia? Vamos juntos, então! 

1. Convoque uma Equipe 

Se você ainda vai lançar a sua campanha, comece a pensar em quem pode te ajudar neste projeto! E não se preocupe, caso sua vaquinha já esteja no ar, ainda há tempo de conseguir pessoas para ajudar. Uma das características de campanhas que atingiram o objetivo é o engajamento diário, por isso, se você tiver ajuda nessa parte, as chances de sua campanha alcançar a meta é ainda maior.

Você precisará estar atento às redes sociais e a todos os canais em que você escolheu divulgar a sua vaquinha. Isso porque responder ao público e fazer atualizações constantes sobre o andamento do projeto são ações simples, mas que podem facilmente retornar em novas doações. Então, não exite em convocar uma equipe e distribuir tarefas! 

Chame seus melhores amigos e os familiares mais próximos, aquelas pessoas que você sabe que estarão dispostas a te ajudar com a divulgação do seu projeto ou, até mesmo, recrute voluntários que possam se engajar na sua causa. Nesse caso, uma ideia possível é recorrer a ONGs, grupos nas redes sociais e páginas de pessoas dedicadas a causas como a sua. Você pode encontrá-los em uma rápida pesquisa no Facebook, Instagram ou no Google. 

Por exemplo, se a sua vaquinha é para o tratamento do seu pet, procure pessoas envolvidas na causa animal. Se a sua campanha é para custear estudos, procure influenciadores interessados em educação. Se você precisa de ajuda para um tratamento médico, procure grupos ligados à saúde e solidariedade.  

O resultado de ações como essas pode te surpreender. A sua história, o seu entusiasmo sobre a campanha e o seu nível de engajamento na vaquinha podem gerar um impacto muito maior do que você imagina, contagiando pessoas além da sua rede de contatos. 

2. Invista em Planejamento

Para iniciativas como essa de envolver mais pessoas na divulgação do seu projeto, planejamento é o próximo elemento que não pode faltar! E neste momento, também não existe uma fórmula, há inúmeras formas de fazer, o importante é encontrar um método que funcione para você e para as pessoas engajadas na sua campanha

Dentre as maiores vantagens de investir em planejamento está garantir que você terá os canais de comunicação movimentados em todo o período. Por isso, muitos criadores de vaquinha optam por utilizar um calendário de ações, algumas listas de tarefa, planilhas de metas ou outras ferramentas de planejamento que podem ajudar na hora de fazer a divulgação a longo prazo. 

Você pode, até mesmo, criar um planejamento online, que poderá compartilhar e atualizar sempre que necessário. Uma dica valiosa é que você pode se organizar, de forma colaborativa, com ferramentas disponíveis gratuitamente online – como Google Calendar, OneNote, Trello e muitas outras. Você pode buscar por “Ferramenta de Gerenciamento de Tarefas” ou “Gestão de Projetos” e encontrar uma série de opções à sua disposição! 

Então, é só reunir todo o material que você tem e soltar a criatividade para montar o planejamento da campanha. Procure enumerar algumas mensagens importantes para comunicar e ações que você deseja fazer, delegando para quem está te ajudando algumas tarefas, em dias diferentes. Você também pode consultar essas pessoas sobre o que podem fazer e acrescentar essas informações no que você já desenvolveu. 

Dessa forma, será fácil identificar quais são as suas principais necessidades, onde deve concentrar mais esforços, em quê precisará de ajuda, o que já foi feito, etc. Então, chame os amigos, compartilhe as ideias e comece a colocar tudo no papel para não deixar nenhum detalhe escapar!

3. Utilize ao máximo os recursos do Vakinha!

Se você já abriu sua campanha por aqui, reparou que pode contar com uma série de ferramentas para te ajudar ao longo de todo o processo, não é mesmo? Ao longo dos últimos 11 anos, ser um canal para tantas pessoas alcançarem seus objetivos, nos trouxe muito aprendizado. Então, fizemos questão de transformar tudo que aprendemos em recursos para facilitar a jornada até a sua meta

Conheça dois desses recursos que vão te ajudar a engajar pessoas

Promotores do Bem

Essa é a novidade que mencionamos! Um recurso do Vakinha, desenvolvido especialmente para te ajudar no engajamento de divulgação da sua campanha. Olha como funciona: 

Qualquer pessoa que doar para sua vaquinha online, ao completar a doação, na página de confirmação do pagamento, receberá um link exclusivo para divulgar na sua própria rede de contatos. Ao compartilhar esse link, o doador se torna um Promotor do Bem. 

Ele terá uma tela de doação especial para as pessoas que motivou a doar. Além disso, o Promotor do Bem tem acesso ao número de doações que ele gerou e pode acompanhar todo o impacto que está causando na sua vaquinha. 

Na aba “Quem Ajudou” da sua campanha, o nome dos Promotores do Bem estará em evidência, assim como o número de doações que cada um deles gerou. Demais, né?! 

Novidades  

Esse recurso permite que você se comunique com toda a sua rede de doadores, ou seja, todas as pessoas que já contribuíram. Sempre que você incluir uma “Novidade” na sua vaquinha, todos os doadores receberão uma notificação do que você escreveu, via e-mail. Além disso, na página da sua campanha, a aba “Novidades” funciona como um blog, onde qualquer pessoa poderá conferir o que você já informou por esse canal. 

É um recurso excelente para você enviar mensagens de agradecimento e informar sobre o andamento do projeto. Chegou na metade da meta? Já conseguiu realizar algo com o que foi arrecadado até então? Houve alguma mudança? Comunique isso para todos que já doaram e agradeça pela contribuição. Isso fará com que essas pessoas lembrem da sua vaquinha e até queiram divulgar ou doar novamente

Para adicionar uma “Novidade”, acesse sua área logada no Vakinha. No Menu, selecione a opção “Minhas Vaquinhas” e, na página seguinte, clique em “Gerenciar”. Escolha “Novidades” e, então, selecione “Criar Novidade”. Você poderá definir um título, acrescentar o link de um vídeo, algumas fotos e também escrever o que quiser.

E não para por aí…

São diversos recursos que você pode utilizar para te ajudar na arrecadação! Fale sobre o Vakinha Premiada, sobre a Doação por Pontos Fidelidade, utilize a imagem de compartilhamento da sua campanha, crie um vídeo para adicionar à descrição. Enfim, as possibilidades são infinitas e nós ficamos muito felizes em ajudar. 

Gostou das dicas? Então já comece a colocar em prática o que você aprendeu! 
Toda ajuda começa aqui 💚🐮

Redatora no Vakinha, jornalista por formação e apaixonada por fazer o bem!

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