Entenda agora o que é vaquinha online!

Em algum momento da vida você já deve ter precisado reunir a família ou amigos para fazer uma vaquinha e juntar os recursos necessários para determinado objetivo, certo? Seja para pagar uma dívida, seja para fazer uma festa, a verdade é que essa prática geralmente faz parte da rotina dos brasileiros.

E, com a internet, isso ficou bem mais fácil. Estamos falando sobre a famosa vaquinha online, um modo de arrecadar fundos que pode ajudar você a colocar em prática inúmeros projetos. Ela também é conhecida como crowdfunding, ou financiamento coletivo, e você certamente já ouviu falar sobre ela.

Quer saber o que é exatamente a vaquinha online e entender melhor o seu funcionamento? Então, continue lendo este texto! Boa leitura!

O que é vaquinha online?

A vaquinha online é uma forma de arrecadar recursos para colocar projetos em prática, os quais podem ser relacionados a uma causa social, desenvolvimento de produtos, criação de empresas, realização de festas e muitos outros.

Fazer um crowdfunding nos dias de hoje é muito comum e corriqueiro no Brasil. Lembrando que o site do Vakinha, apesar de o modelo ter ganhado força aqui no país em meados dos anos 2011, já permitia arrecadar recursos pela internet desde o ano de 2009.

Quais os benefícios da vaquinha online?

Além dos benefícios usuais quanto ao processo tradicional (não recorrer aos bancos e não arcar com os custos sozinho), a arrecadação via internet traz ainda outras vantagens, tais como:

  • não há distância: a internet facilita que qualquer pessoa contribua para a campanha, mesmo estando em outra cidade, estado ou país;
  • facilidade de compartilhamento: como hoje em dia tudo ocorre nas redes, você só precisa de um clique para que a campanha seja enviada a inúmeros contatos;
  • praticidade: não é necessário ficar lembrando ou cobrando as pessoas;
  • segurança: os sites são extremamente protegidos, logo, as transações ficam em segurança;
  • visibilidade: a divulgação da campanha vai trazer muito mais visibilidade para o projeto e, claro, conquistar potenciais contribuintes;
  • não há burocracia: é indiscutivelmente mais simples do que fazer empréstimos;
  • acessibilidade: qualquer um pode criar a campanha e qualquer pessoa pode dar a sua contribuição;
  • engajamento em causas sociais: o conceito da causa, a partir de tanta repercussão, é potencializado;
  • transparência: é possível acompanhar as contribuições de perto.

Em quais situações organizar uma vaquinha?

Você pode usar o site Vakinha em qualquer projeto que precise arrecadar recursos. Além disso, é útil tanto para aqueles que precisam de capital de giro quanto para quem não tem fundos para o financiamento. Veja alguns exemplos de situações:

  • investimentos para negócios: lançamentos de novos serviços ou produtos, levantamento de fundos para startups, capital de giro;
  • festas em geral: churrascos, aniversários, chás de bebês, eventos, casamento etc.;
  • causas ambientais: no caso de projetos de preservação, por exemplo;
  • formaturas: fazer campanhas para as comissões;
  • funerais: pedir ajuda de amigos e familiares;
  • intercâmbios: ajuda para os estudos no exterior;
  • financiamento de viagens: muito usado para viagens humanitárias e missionárias;
  • ajuda a animais: contribuir para os animais que precisam de abrigo ou para aqueles que se encontram em situações de risco;
  • obras artísticas: financiamento de obras de arte, lançamento de livros, apoio a peças de teatro ou filmes.

Como organizar uma vaquinha online?

Agora que você já conhece os benefícios de fazer uma vaquinha online e suas modalidades, aproveite para criar a sua! Lembre-se de que tudo parte de uma excelente ideia e algumas etapas vão ser muito importantes para ajudar a transformá-la em um ótimo projeto.

Confira alguns passos para colocar a sua campanha na internet!

Estabeleça o objetivo

A etapa inicial é definir o seu objetivo e, claro, o nicho que deseja alcançar. Não se esqueça de que a sua relação com a campanha é indispensável para que ela tenha sucesso, afinal, vai ser necessário convencer as pessoas a ajudarem.

Avalie a aceitação

Para que a sua vaquinha conquiste a colaboração das pessoas, é importante ter a sua aceitação. Ela só vai conquistar sucesso se o público comprar a sua ideia. Por isso, antes de criar a campanha, procure investigar se existe demanda pelo seu projeto. Uma dica valiosa: questione amigos e sua família para ver se eles apostariam em sua ideia.

Defina quanto o projeto custará

Saiba qual é a meta que deve ser atingida pela campanha. Seja bem realista. O valor está ligado ao tipo de projeto, assim como ao seu destino, caso seja alcançado.

Algumas causas vão exigir um valor total para que sejam concretizadas, enquanto outras vão funcionar com qualquer valor de contribuição conquistado. Faça um bom planejamento e não deixe de divulgá-lo.

Determine o tempo de duração da campanha

Toda campanha deve ter uma data de início e de fim. Após ter planejado tudo, quanto tempo acha que vai ser preciso para atingir a meta? Se for alguma festa que tenha um prazo, leve em consideração que a data final da campanha precisa acontecer antes, sempre levando em conta o prazo que os sites levam para liberar o dinheiro arrecadado.

Divulgue sua campanha

Não vai adiantar seguir todas as etapas anteriores com tanto planejamento e dedicação, se nenhuma pessoa contribuir com a sua campanha. Isso quer dizer que o seu projeto precisa ser conhecido, logo, para isso acontecer ele deve ser divulgado. Procure espalhá-lo para o máximo de pessoas e não deixe de conquistá-las com as suas ideias, para que elas também a divulguem.

A vaquinha online é uma ótima ferramenta que passou a ser muito utilizada pelas pessoas que têm poucos recursos e ótimas ideias. A partir de um financiamento coletivo, fica bem fácil unir pessoas que tenham o mesmo propósito, com mais rapidez e menos burocracia.

Contudo, saiba que não basta ter uma ótima intenção para atingir o sucesso. Alguns fatores devem ser considerados para convencer e conquistar as pessoas, além, é claro, de divulgação adequada. Ao seguir todo o planejamento e divulgar corretamente o seu projeto, você terá mais chances de atingir as metas e colocar em prática seus planos.

Gostou do texto e ficou interessado em fazer a sua vaquinha online? Então, não perca essa grande oportunidade de realizar seus projetos e crie sua vaquinha agora mesmo!

Crie sua Vaquinha

Deixe uma resposta: