Escrito por: Alex Torrealba
Saiba como fazer uma campanha solidária de sucesso
Sempre estamos procurando formas de ajudar os outros em nossa rotina. E não é difícil encontrar quem esteja precisando de uma colaboração, por menor que ela pareça, para tocar um projeto legal, realizar um sonho antigo ou até mesmo solucionar uma emergência. Nessas horas, criar uma campanha solidária pode trazer resultados de forma relativamente rápida.

Sempre estamos procurando formas de ajudar os outros em nossa rotina. E não é difícil encontrar quem esteja precisando de uma colaboração, por menor que ela pareça, para tocar um projeto legal, realizar um sonho antigo ou até mesmo solucionar uma emergência. Nessas horas, criar uma campanha solidária pode trazer resultados de forma relativamente rápida.

E fazer isso não é tão complicado quanto parece, ainda mais com as dicas listadas neste post. Por isso, prossiga com a leitura, coloque a mão na massa e dê o primeiro passo para que a campanha seja um verdadeiro sucesso!

Defina um objetivo claro para a campanha solidária

Ao entrar em contato com a sua campanha, é importante que potenciais doadores tenham uma noção imediata de qual é o propósito dela. É muito mais fácil gerar empatia e conseguir uma doação indicando qual será o destino do dinheiro de forma clara.

Por isso, logo de cara, evite nomes que não dizem muita coisa. Imagine, por exemplo, que você está arrecadando dinheiro para financiar um intercâmbio. Nesse cenário, é muito melhor colocar algo como “Ajude na minha viagem de intercâmbio” do que “Garanta meu futuro”. Use poucas palavras, mas que consigam transmitir seu intuito de maneira objetiva e direta.

Estabeleça metas e prazos

Ter metas e prazos facilita o seu controle sobre quanto dinheiro precisará ser arrecadado e transmite aos doadores a confiança de que as quantias doadas serão bem utilizadas. As datas e os valores devem contemplar a sua necessidade, porém, sempre plausíveis.

À medida que as doações forem entrando, informe o público sobre esses avanços. Tal atitude serve como retorno para quem já deu sua colaboração e cria um senso de urgência em quem ainda não doou, mas pretendia fazer em algum momento. Nas metas também deve ser estabelecido o que será feito com o dinheiro caso o total pretendido não seja alcançado.

Capriche na identidade da campanha

Aqui vale utilizar a criatividade para criar uma hashtag (#), pensar em imagens, gravar um vídeo, bolar um slogan e o que mais possa interessar para tornar a sua campanha atrativa para doadores em potencial.

Além disso, ter essa identidade bem definida torna mais fácil explorar o potencial das redes socais para atrair mais pessoas dispostas a colaborar. Uma conta no Facebook, no Instagram, no YouTube, entre outros sites, faz com que a sua campanha se dissemine de maneira muito mais rápida.

Faça uma boa divulgação

Para aproveitar o que as redes sociais têm a oferecer, é necessário ter uma estratégia de divulgação pensada para elas. Logo, avalie qual a rede mais adequada para as suas necessidades, procure saber quais horários concentram mais audiência e conte com a ajuda de pessoas próximas para impulsionar o alcance da sua campanha.

Procure por doadores próximos

As pessoas próximas, sejam amigos, sejam parentes, também são fundamentais para dar uma força para a arrecadação fornecendo as primeiras doações. Com elas, sua campanha ganha credibilidade e transmite confiança para pessoas as quais você nunca ouviu falar, mas podem se sensibilizar com sua causa.

Com esses pontos, uma campanha solidária precisa de uma plataforma online confiável para captar e gerenciar as doações arrecadadas. Nessa hora, o Vakinha é a melhor solução, já que torna possível começar sua a arrecadação em poucos passos, aumentando a sua chance de sucesso.

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