Escrito por: Alex Torrealba
Saúde Infantil: vaquinhas online que deram certo no Vakinha
A saúde infantil é uma das causas que mais aproximam e mostram o lado bom do ser humano. Dentre as milhares de vaquinhas online que deram certo no Vakinha, as que visam ajudar o tratamento de doenças em crianças se destacam e mobilizam um número maior de doadores. Isso porque, quando as enfermidades são descobertas desde muito cedo, a vida das famílias muda completamente e a necessidade de ajuda se torna ainda maior.

A saúde infantil é uma das causas que mais aproximam e mostram o lado bom do ser humano. Dentre as milhares de vaquinhas online que deram certo no Vakinha, as que visam ajudar o tratamento de doenças em crianças se destacam e mobilizam um número maior de doadores. Isso porque, quando as enfermidades são descobertas desde muito cedo, a vida das famílias muda completamente e a necessidade de ajuda se torna ainda maior. 

Quando se fala de doenças raras, aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil, a atenção é maior, uma vez que no Brasil a maioria dos medicamentos para tratá-las não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Por conta disso, o tratamento de muitas dessas doenças se torna muito caro para a maioria dos brasileiros.

Estima-se que no Brasil, 13 milhões de pessoas têm algum dos 6 a 8 mil tipos de doenças consideradas raras, de acordo com o Ministério da Saúde. Dentre as enfermidades que mais necessitam de mobilização estão os casos de Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença crônica e progressiva, caracterizada pela degeneração e perda de neurônios motores responsáveis pela movimentação e até mesmo respiração.

Os medicamentos para o tratamento da AME foram descobertos há pouco tempo e não estão disponíveis no Brasil. Por conta disso, o valor para conseguir comprá-los é bastante elevado e são poucos que conseguem. Apesar das dificuldades nesses casos, há vaquinhas online que deram certo e ajudaram a dar um futuro melhor para crianças que sofreram desde muito cedo.
 

AME Joaquim

Essa foi a primeira campanha a buscar dinheiro para o pagamento de um medicamento para tratar a AME. Criada em 2016 para ajudar o pequeno Joaquim, que foi diagnosticado aos dois meses de vida com o tipo I da doença, a vaquinha online visou arrecadar a quantia necessária para o tratamento com o remédio Spinraza. Uma terapia de uso contínuo, que consiste na aplicação de seis doses no primeiro ano e três doses por ano pelo resto da vida do paciente ao custo de R$ 145 mil reais cada dose.
 

Na época, entretanto, o medicamento estava ainda mais caro, pois ele não estava disponível no Brasil e necessitava ser importado de outro país. O Spinraza impede o avanço da AME e isso pode ocasionar no retorno dos movimentos de braços e pernas, assim como o paciente conseguir respirar sem a ajuda de aparelhos. Com o apoio de mais de 24 mil pessoas na vaquinha online, Joaquim recebeu a primeira dose em abril de 2017 e vem recebendo as doses necessárias desde então. O sucesso de sua campanha inspirou outras famílias a fazer o mesmo!
 

Cure a Marina

Mais recentemente, o caso de Marina mobilizou o país e entrou para a história como a primeira brasileira a receber o medicamento que pode representar a cura da AME. Com o diagnóstico da doença aos 8 meses com o tipo I da doença, a família teve que correr contra o tempo para conseguir arrecadar aproximadamente R$ 12 milhões para a compra do remédio Zolgensma, conhecido como a primeira terapia gênica do mundo indicada para o tratamento da doença.
 

Marina recebeu o apoio de 12.235 pessoas na sua vaquinha online, as quais foram fundamentais para chegar no valor necessário para a compra do medicamento. Além da arrecadação pelo Vakinha, sua família fez diversas ações para conseguir dinheiro e contou com a ajuda de artistas e até mesmo de clubes de futebol. A campanha foi inaugurada durante a partida entre Corinthians e Palmeiras, quando Marina entrou junto dos jogadores, com faixas e camisetas incentivando a doação. Dentre os diversos artistas que ajudaram na arrecadação, o grande nome foi o DJ Alok, que divulgou um vídeo em suas redes sociais e impulsionou bastante a campanha.
 

Em junho de 2020, Marina conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para a compra do Zolgensma e a aplicação foi realizada em 7 agosto. Desde então, a pequena vem conseguindo avançar gradativamente na sua recuperação e podendo ser uma criança feliz e com um futuro promissor.

Junte-se ao Vakinha para fazer a diferença

Você também pode ajudar crianças que estão buscando ajuda para o tratamento da AME e de outras doenças. O Vakinha tem o Clube Saúde Infantil, criado para unir quem quer ajudar com quem precisa de solidariedade. Acesse o link para se tornar membro do clube e fazer a diferença na história de mais crianças.

Vamos Juntos? Compartilhe esse post para que mais pessoas possam fazer o bem com você. Afinal, todo sonho pode começar aqui!  💚🐮 

E se você está precisando de ajuda ou conhece alguém que precisa: Crie uma Vaquinha Online agora mesmo.

© 2024 - Todos direitos reservados